Faxina Natalina

Blog
Daqui oito dias é o Natal, e certamente muitas de nossas crianças ganharão brinquedos novos. Datas comemorativas onde a criança recebe brinquedos e roupas novas é uma ótima oportunidade para ensinar sobre “generosidade“.

E qual a melhor idade para começar a ensinar sobre isso? Geralmente é a partir dos 3 (três) anos que a criança começa a entender, mas varia da maturidade de cada criança. Os pais precisam perceber a maturidade que o filho vem alcançando. 

E a maneira como a criança realmente aprende é ensinando no dia a dia. Se a criança vê que os pais repassam o que não está sendo usado, ela naturalmente vai começar a fazer o mesmo ou não vai ser resistente a idéia quando os pais tocarem nesse assunto. 

Obrigar a criança a se desfazer do que tem pode fazer com que a criança nunca consiga de desapegar de nada. Uma maneira de passar para a criança que isso é uma ação que faz bem é a mãe ou o pai separar um tempo para doar as próprias coisas. Enquanto a mãe separa roupas e sapatos que vai doar, já incluir na conversa que foi bom ter aquela peça, mas que agora outra pessoa ficará feliz em recebê-la. Quando terminar de separar pode sugerir à criança para fazer o mesmo e passar o conceito de que “para um brinquedo (ou roupa) novo entrar, um velho tem que sair”.

E para quem doar? 

Pergunte para criança a quem ela quer dar o objeto. Se for alguém que a criança conheça (primo, amigo, conhecido), é bom que ela mesmo entregue. Pesquisas indicam que se a doação for para alguma entidade, o ideal é que a criança só vá a partir dos 11 anos pois depende mais uma vez da maturidade da criança. A visita a um local como orfanato, se a criança for muito sensível, pode causar um impacto negativo. 

Aqui em casa minha filha, de 1ano4meses, ainda não entende o que é doar, mas já vamos passar pra frente alguns brinquedos e roupas. Afinal, “Para o novo entrar, o velho tem que sair”. 

Conte pra gente como é feita a “faxina” de final de ano em sua casa! Queremos saber como é com vocês!

Um beijo!

Karina e Alice

Receba nossas novidades no seu E-mail

Digite o seu e-mail e receba nossos artigos, promoções de parceiros e eventos no seu e-mail. Gratuitamente!

Idealizadora e Editora de Conteúdo Email: karina@paracrianca.com.br