Pular Corda

Blog

Post Tags

De todas as brincadeiras que eu gosto a melhor é pular corda, é pular corda!!!

Tudo de bom!! Tá vendo, já virou até canção do Trem da Alegria, na década de 80. Essa deliciosa brincadeira de criança também é um exercício vigoroso, capaz de queimar muitas calorias, colocando em movimento praticamente o corpo todo!

Pular corda, além de diversão e exercício aeróbico de alto impacto também é um poderoso aliado da coordenação motora! Explico tudo:

É preciso muita coordenação motora, visual e temporal para projetar o corpo para cima, enquanto a corda passa por baixo. Isso tudo é um exercício de tempo, daquele ritmo interno que rege o corpo humano. Depois de um bom treinamento que aprendemos a coordenar todas essas habilidades e daí a brincadeira começa a ter mais graça, deixamos de errar e a corda passa livre sob os pés.

Exercício aeróbico: Aquele que depois de um tempo passa a usar o oxigênio que o pulmão libera para as células. Esse oxigênio consegue utilizar a gordura e o carboidrato que temos em estoque no nosso corpo como combustível, por isso demoramos a cansar.

Existem muitas brincadeiras e canções que podem ser feitas ao pular corda. Mas e o início?? Não é fácil, mas depois que pega o jeito da coisa, não esquece jamais:

Importante ao menos um adulto segurar uma extremidade da corda, a outra pode ser amarrada em algum ponto fixo. Se tiver outra pessoa para segurar a extremidade da corda, melhor, a brincadeira fica ainda mais divertida. Então, não se preocupe em passar a corda sobre a criança, no giro completo. Ela ainda não sabe então não faz diferença. Pode deixar a corda rasteira, e balançar de um lado para o outro, as crianças chamam de “cobrinha”, pois fica um zigue zague, lento, e a criança, pés unidos, deve saltar sobre a corda. Depois, passe para um balanceio da corda, ainda baixo, mas no ritmo, como se estivesse batendo completa. Dali um tempo, basta a criança pegar confiança, já dá pra girar tudo, e a brincadeira não tem fim!!

Corda é uma alegria, leve, barata e dá pra usar em qualquer lugar, até no apartamento…. deixa o vizinho de baixo saber…rs.

Vamos colocar em prática essa deliciosa atividade? Depois marque #filhoterapia30minutos e conte pra gente como foram gostosos esses momentos.

Beijos
Estelinha e Arthur
@estelampe

Receba nossas novidades no seu E-mail

Digite o seu e-mail e receba nossos artigos, promoções de parceiros e eventos no seu e-mail. Gratuitamente!

Webmaster