Mau humor também é coisa de criança!

Mau humor também é coisa de criança!

Criança também tem mau humor. Faz parte do crescimento e desenvolvimento humano. 

Dia desses minha filha (de 1ano6meses) estava muito mal humorada. Meu primeiro pensamento foi: “como pode uma menina de apenas um ano e meio estar mal humorada se aqui tem tudo que ela gosta?” hehehehe… como mãe de primeira viagem ainda tenho tanto a aprender! Quis me informar sobre o mal humor, passei horas lendo sobre o assunto em livros especializados, falei com duas psicólogas e cheguei à seguinte conclusão que certamente você já deve saber: é normal, natural e faz parte do desenvolvimento humano. E sim, minha filha (e a sua, ou o seu filho) vai passar muitas vezes por isso. 
Nossa missão é a de ajudar nossas crianças a aprenderem a conhecerem, controlarem as emoções (se é difícil pra nós, adultos, imagine para as crianças), mostrar que isso faz parte da vida. 
O crescimento e desenvolvimento trazem inúmeras mudanças, durante toda nossa vida, e também pelo desenvolvimento da personalidade e pela conquista de espaços de independência faz, naturalmente, com que vez em quando as crianças se aborrecem, e se comportem de maneira negativa. As mudanças desestabilizam as crianças (nós adultos também). Crescer requer que as crianças se superem, e elas não têm a mínima ideia de como fazê-lo.
COMO AJUDAR?
Seja qual for a razão, o ideal é não deixar que o mau humor se estenda. Demonstrar amor, atenção e carinho são as formas mais eficazes de ajudar. 
Ah, e a atitude que sempre ajuda é PACIÊNCIA. Sei muito bem que NÃO É FÁCIL. Mas É POSSÍVEL. 
Calma para educar, argumentar, e compreender o que está ocorrendo.
Beijos e BOM DIA!
Karina – mãe da Alice 😉

2 comentários

  1. Karina eu me acho uma mãe super mal humorada, e tenho muita dificuldade em segurar isso, na real não tenho pasciencia, e fica muto dificil de me comunicar com o Pedro Paulo, eu tento me puliciar o tempo todo, e acabo sendo uma mãe chata. Porque tadinho ele é alegria pura, brinca o tempo todo, com tudo, e isso influencia na concentração dele não para, não esculta. Mas isso é outro assunto. Eu que sou mal humorada!

    Vanessa oaskes.

Participe!