Primeiro Olhar: IV Festival Internacional de Teatro para Bebês

Primeiro Olhar: IV Festival Internacional de Teatro para Bebês

Indicado para bebês de até 3 anos.
*Update em 19/agosto/2015
Já estive neste festival com Alice nos anos de 2013 e 2014. Super recomendo!

O IV Festival Internacional de Teatro para Bebês acontece de 8 a 30 de agosto de 2015, em São Bernardo do Campo (CLAC – Centro Live de Artes Cênicas) e em São Paulo (Espaço Sobrevento), com entrada franca.

Destinado à primeira infância, o festival vai contar com uma programação de 24 apresentações, 2 exposições interativas e 2 oficinas de Teatro para Bebês, destinadas a artistas, pesquisadores e educadores  – uma internacional, com a Companhia La Casa Incierta, da Espanha, e outra com o Grupo Sobrevento, do Brasil. O projeto é realizado com o apoio do Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura, e da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Espetáculo CUCO, com a CAIXA DO ELEFANTE | RS_BRASIL

#Sábado
Data: 22 de agosto, às 11h e às 14h
Local: CLAC (São Bernado do Campo)
Endereço: Praça São José, 240 – Baeta Neves – São Bernardo do Campo
Telefone: (11) 4125-0582

#Domingo
Espaço Sobrevento (São Paulo)
Data: 23 de agosto, às 11h e às 14h
Local: Espaço Sobrevento
Endereço:  Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser-Mooca
Telefone: (11) 3399-3589.

 

Cuco02
Motivado por aquela que parece ser uma das primeiras experiências lúdicas e estéticas dos bebês – o jogo entre o “esconder e o revelar”, o espetáculo propõe um universo em que a surpresa do começo, da chegada, da primeira vez, cria, por meio da manipulação de objetos, uma atmosfera espetacular na qual as fronteiras do tempo, das formas e dos sentidos se intercambiam entre o real e o imaginável.

 

Espetáculo BAILARINA, com o GRUPO SOBREVENTO | SP_BRASIL
23 de agosto às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo

bailarinasobrevento
Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou. Esta conquista, porém, afastou-a do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha – agora, do mesmo modo que quando era pequena – teima em despertar.

Bailarina é um espetáculo muito íntimo e delicado, feito de silêncios, ações físicas, utilização de objetos, valorização das mínimas ações: pequenas coisas que, na relação com a primeira infância, tomam uma dimensão muito maior.

Dias 29 e 30 de Agosto…

Espetáculo FASCINADO POR MAÇÃS, com TEATER NORDKRAFT/ LISA BECKER E CLAUS CARLSEN | DINAMARCA
29 de agosto às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo
30 de agosto às 11h e às 14h | Espaço Sobrevento – São Paulo
Um jogo musical feito com objetos comuns. Na arena, diante dos olhos e ouvidos do público, eles se transformam: um saco plástico se transforma em suspiro, uma rede de pesca vira um apanhador de sonhos e os sentimentos mudam de cor quando a luz ilumina o rosto. O som das maçãs abre a cortina e a viagem começa… A partir de coisas simples e de objetos encontrados o músico-inventor dinamarquês Claus Carlsen, a atriz brasileira Lisa Becker e a diretora francesa Catherine Sombsthay criaram um espetáculo sem palavras feito de pequenos poemas musicais e visuais, destinado a crianças de 2 a 6 anos. É uma experiência de teatro sensorial, onde público é convidado a embarcar numa viagem por atmosferas, imagens e transformações. As coisas podem ser diferentes daquilo que achamos à primeira vista, o mundo é cheio de possibilidades.

Espetáculo O FAROL, com a CIA. STUDIO SEREIA | DF_BRASIL
30 de agosto às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo
Era uma vez uma menina que não tinha casa, só asas. Um dia, voando na imensidão, decidiu pousar no mar. Nesse momento, sentiu que tinha corpo, sentiu o seu peso, sentiu que fazia parte de algum lugar. Fechou os olhos e, quando percebeu, já não era mais ela e sim uma menina-peixe. E foi então que escutou uma canção… O que ela não sabia é que havia atravessado pelo fundo do mar até chegar à terra e que, do outro lado, estava a mãe dela, encostada em uma árvore, escutando a mesma canção.

Já passou…

08 de agosto, às 11h e às 14h – São Bernardo do Campo
09 de agosto, às 11h e às 14h – São Paulo 
O espetáculo mostra um caminho poético que evoca a história de uma pedra que, movendo-se das entranhas da terra até seu destino, transforma-se em nuvem para, assim, realizar o seu sonho de poder chorar. O espaço é um sonho geométrico em forma de colmeia onde os espectadores penetram, uma caverna primitiva, o encontro com a fecundidade do mundo: o espaço onde se gera a luz que abre um caminho na escuridão. A Companhia La Casa Incierta é precursora do Teatro para Bebês na Espanha, onde realizou oito edições do Ciclo Internacional de Teatro para a Primeira Infância “Rompiendo el Cascarón”.08 e 16 de agosto, às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo
CLAC
O CLAC – Centro Livre de Artes Cênicas – fica na Praça São José, 240 – Baeta Neves – São Bernardo do Campo – Telefone: (11) 4125-0582. 09 de agosto, às 11h e às 14h | Espaço Sobrevento – São Paulo
Espaço Sobrevento
O Espaço Sobrevento fica na Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser-Mooca – Telefone: (11) 3399-3589.
Segundo espetáculo da CIA TEATRO PARA BEBÊS, “Ar”
é concebido para criar uma atmosfera poética onde a magia das palavras, sons, músicas e objetos cenográficos levam os bebês a se deslumbrar com coisas simples, em um ambiente livre que convida à experiência sensorial. O espetáculo é acompanhado por música ao vivo e tem a direção de Fernando Toja, um dos mais renomados diretores do Teatro Uruguaio.

A CIA TEATRO PARA BEBÊS, de Montevidéu, fundada pela atriz Carina Biasco e pelos músicos Gustavo di Landro e Colomba Biasco, foi a primeira a criar um espetáculo para a primeira infância no Uruguai.

15 de agosto (sábado), às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo

16 de agosto (domingo), às 11h e às 14h | Espaço Sobrevento – São Paulo

Entrada franca. Reservas: info@sobrevento.com.br

Atenção:
Os locais serão adaptados para receber os bebês e seus pais e contarão com assentos especiais para bebês, trocador, assentos sanitários infantis nos banheiros e brinquedoteca, além de um estacionamento para carrinhos de bebê.

Os espetáculos têm duração de 30 a 45 minutos. São 80 lugares por sessão – destinam-se a um bebê de 6 meses a 3 anos de idade com um acompanhante, em um total de 40 lugares para bebês e 40 lugares para acompanhantes.

Ingressos gratuitos, distribuídos meia hora antes de cada sessão (no Espaço Sobrevento) e uma hora antes de cada sessão (no CLAC).

É recomendável fazer reserva pelo e-mail info@sobrevento.com.br.

Participe!